domingo, 10 de maio de 2015

O herói em Memorial do Convento

“... já que não podemos falar-lhes das vidas, por tantas serem, ao menos deixemos os nomes escritos, é essa a nossa obrigação, só para isso escrevemos, torná-los imortais, pois aí ficam, se de nós depende, Alcino, Brás, Cristóvão, Daniel, Egas, Firmino, Geraldo, Horácio, Isidro, Juvino, Luís, Marcolino, Nicanor, Onofre, Paulo, Quitério, Rufino, Sebastião, Tadeu, Ubaldo, Valério, Xavier, Zacarias, uma letra de cada um para ficarem todos representados...”
José Saramago, Memorial do Convento, 27.a ed., Lisboa, Caminho, 1998

Os trabalhadores da construção do Convento assumem o estatuto de heróis no romance Memorial do Convento.
Explique, fazendo apelo à sua experiência de leitura da obra, o modo como esses trabalhadores conquistam este estatuto, fundamentando a sua exposição em dois exemplos significativos. Escreva um texto de oitenta a cento e trinta palavras.
Exame 2012, 1ªfase

Proposta de resolução


Os trabalhadores que participaram na construção do convento de Mafra, mantidos no anonimato pela História, conquistam, em Memorial do Convento, o estatuto de heróis, graças ao sacrifício e ao sofrimento que lhes foram impostos.
O abandono, muitas vezes forçado, das suas terras, famílias e amigos, as precárias condições de alojamento e de alimentação, a dureza das condições de trabalho, que chega a provocar a morte, e o esforço extremo exigido pelas tarefas de uma obra gigantesca, destacando-se, por exemplo, a «nau da Índia», ou seja, o épico transporte da pedra de Pêro Pinheiro até Mafra, fazem com que estes homens superem as suas próprias forças e se transformem nos heróis da obra.

Desta forma, Memorial do Convento homenageia os reais responsáveis pela construção daquele magnânimo convento, resgatando-os do esquecimento.
129 palavras

Sem comentários:

Enviar um comentário